segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Dia-a-dia de um viciado

Satélite nosso que estais no céu
Acelerado seja o vosso link
Venha a nós o vosso hipertexto
Seja feita a vossa conexão
Assim no real como no virtual.
O download nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai o café sobre o teclado
Assim como nós perdoamos os nossos provedores
Não nos deixeis cair a conexão
e livrai-nos dos vírus
Amém!!!




Existe um mundo onde não chove nem faz frio ou calor. Pode ser que chova, mas só se o dono assim quiser e o programa permitir. É um mundo onde os sorrisos são feitos de letras e os sons digitalizados. É um mundo fascinante, rico, cheio de pessoas e histórias. Mas não deveria ser considerado um outro mundo, pois não deveria substituir um outro lugar, mais antigo, chamado o mundo real.
Desde os finais dos anos 90 que a internet se tornou num dos maiores meios de comunicação de massas, afectando os indivíduos das sociedades mais desenvolvidas e apresentando-nos ao World Wide Web.
O impacto que a internet tem sobre o nosso quotidiano varia de indivíduo para indivíduo. Para alguns, a internet é utilizada como um simples recurso para o trabalho, facilitando a nossa vida e alargando os nosso horizontes. Mas para outros, a utilização da internet tem sido vista como um caso polémico, visto que há pessoas que chegam a deixar de dormir para conversar com amigos e conhecer pessoas novas na internet, colocando em risco o seu rendimento laboral ou escolar.
Podemos dizer que a utilização da internet tem vindo a tornar-se perigosa, dado que o indivíduo deixa de realizar os seus compromissos e de se sentir tranquilo quando não está diante de um computador. Para além disso, por vezes, o indivíduo deixa de socializar, porque sente uma enorme necessidade de utilizar o computador ao invés de realizar qualquer outra actividade ou de passar tempo com pessoas do mundo real que realmente se conhece.
O uso compulsivo da internet pode trazer várias consequências , como por exemplo : isolamento social, privação do sono, perda de interesse em actividades sociais, problemas maritais, produtividade reduzida no trabalho, dores de cabeça, entre outros.
Para os viciados na internet, o verdadeiro mundo real é um mundo imaginário, sendo a internet o mundo real. Este mundo virtual chega a modificar as vidas de muitos indivíduos, mudando os seus objectivos, estilo de vida; conduzindo-os ao isolamento social e conduzindo, ás vezes, à perda de emprego e amigos.
Apesar disto tudo, a internet também pode ser considerada como um instrumento valioso, uma vez que nos oferece toda a informação que queremos obter.

Sem comentários: